quarta-feira, 13 de abril de 2011

Turismo de experiência

O problema: Rede hoteleira de BH
Tema: Turismo de experiência
O que é isso?
TURISMO DE EXPERIÊNCIA OFERECE INTERAÇÃO
O objetivo é fazer com que o Turista interaja mais com o destino escolhido durante a viagem e vivencie o dia a dia das cidades visitadas, o lazer e a culinária local.


Pequenas e médias agências de viagens estão montando pacotes para explorar um novo nicho do setor: As ações incluem hospedagem na casa de moradores de comunidades da região amazônica, passeios em cidades históricas, favelas do Rio de Janeiro e degustação de vinhos de produção regional, no sul do país. Empresas de Belém (PA), Bento Gonçalves (RS) e Petrópolis (RJ) já aderiram à ideia.



Qual é o Perfil desse Turista?
São turistas que procuram reunir várias experiências na mesma viagem; têm curiosidade em descobrir as tradições e a história do local; optam por viver experiências que sabem que perdurarão na sua memória para sempre e optam por realizar os seus próprios itinerários e fazer as suas reservas.


Estudos de Caso Em Belo Horizonte
Monografia apresentada ao Departamento de Geografia do Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais, por Tamara Coelho Soares.


1. Qual a tendência para o Turismo é mais característica em Belo Horizonte?
Em sua maioria, os órgãos e associações foram unânimes ao responder que o turismo mais característico da cidade seria o turismo de Negócios,
segundo a ABIH. Houve, também, respostas que permearam do Turismo Cultural ao de Lazer.


2. Quais aspectos de Belo Horizonte podem favorecer ao crescimento do Turismo de Experiência?
A gastronomia local foi a mais citada como um dos aspectos que podem favorecer o turismo de Experiência na região: “Gastronomia, vida noturna e eventos” (Belotur): “A gastronomia e o cultural” (ABRASEL), sem contar HOSPITALIDADE e RECEPTIVIDADE do mineiro, isso é um ponto muito positivo diantes dessas características de Turismo de Experiência


3. Quais as vantagens de se adotar os conceitos dessas novas tendências em Belo Horizonte?
• A criação de mais empresas especializadas em tais ofertas e assim, mais postos de trabalho.
• Poderia contribuir ainda para uma divulgação maior do destino turístico de Belo Horizonte com suas diversas especificidades.

• À valorização dos aspectos culturais e identidades regionais.
• Influencia o empreendedorismo dos diversos setores ligados ao turismo.
• Agrega maior valor às características locais, demonstrando de forma rica e inusitada aquilo que Belo Horizonte tem a oferecer as seus visitantes.
• Pode trazer benefícios para a valorização do espaço pelo belo horizontino





Perfil do turista na Copa
Estudo da FGV faz perfil do turista na Copa
Gênero: Em média, 85% dos visitantes são do sexo masculino.
Recursos para viagem: 87% dos visitantes pagaram a viagem do próprio bolso. O restante contou com a ajuda de familiares e patrocinadores.
Estado Civil: A maioria (cerca de 60%) dos turistas que viajam para ver a Copa do Mundo são solteiros.
Escolaridade: O turista que visita este tipo de evento é estudado. Um pouco mais da metade, 54%, tem ao menos o ensino superior completo.
Turismo: 83% dos entrevistados que estiveram na Copa da Áfrca do Sul planejaram conhecer outras atrações e participar de outras atividades no país sede.

Gastos: Os turistas entrevistados gastaram em média R$ 11,4 mil, desconsiderando as despesas com a passagem.
Idade: A maioria dos visitantes da Copa do Mundo da África do Sul tinha entre 25 e 34 anos (cerca de 45%). O segunda faixa etária mais numerosa fica entre 35 e 44 anos (cerca de 25%).
Com que gastou:
1- Alimentação e bebidas,
2- Hospedagem
3- Transporte Local
4- Bilhetes para Jogos
5- Presentes


www.alberguesbh.com.br

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